A ampla atuação em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Seconci-SP foi destacada no webinar “Descubra o futuro da segurança do trabalho: como a tecnologia potencializa o cumprimento das Normas Regulamentadoras”, realizado pela Autodoc em conjunto com esta entidade, em 31 de julho.
O dr. Giancarlo Brandão, superintendente Ambulatorial do Seconci-SP, afirmou que a tecnologia é relevante para resguardar a veracidade da documentação médica, estratificar o perfil epidemiológico dos funcionários, sinalizar às empresas a proximidade da data das realizações dos exames, puxar relatórios analíticos para as diversas patologias, sem falar nas vantagens do e-Social. Comentou que já há Inteligência Artificial fazendo diagnósticos de exames de imagem, facilitando o dia a dia do médico do trabalho.
O superintendente também relacionou os serviços ambulatoriais médicos e odontológicos prestados pelo Seconci-SP, bem como os exames oferecidos e a fisioterapia. Destacou inovações como o Ambulatório da Dor para tratamento de dores musculares mediante agulhamento a seco guiado por termografia, telemedicina e cuidados com a saúde mental, além dos projetos futuros, como confecção de próteses dentárias por impressoras 3 D e montagem de um grupo de apoio para tratar de adicção a celulares. Falou ainda das palestras ministradas nos Diálogos Diários de Segurança e dos eventos com caráter prevencionista. Ele ainda chamou a atenção para os serviços de Engenharia Ocupacional da entidade.
Já Gianfranco Pampalon, consultor técnico de SST do Seconci-SP, mostrou como as novas Normas Regulamentadoras validam o uso de tecnologias e sistemas eletrônicos, como reconhecimento facial que impede o ingresso de trabalhadores não autorizados a realizar determinadas atividades nos canteiros de obras e avaliações sobre os equipamentos e procedimentos que garantem a segurança do trabalho nas obras. Citou os cursos e treinamentos oferecidos para atender às normas, e as campanhas de conscientização, como a de Queda Zero.
Ele lembrou que a tecnologia auxilia a empresa a comprovar a adoção das normas, o que evita que responde civilmente e criminalmente por acidentes que não são de sua responsabilidade. A tecnologia pode ajudar a enfrentar o grande problema em termos de SST das empresas terceirizadas que fornecem equipamentos como os de guindar, comentou.
Alexandre Britez, engenheiro da GP&D, falou da evolução que as soluções tecnológicas representaram para a prevenção de acidentes e a segurança jurídica das empresas e de seus contratados. E mostrou as vantagens de sua adoção para a prevenção de acidentes e patologias.
+ Leia também: Campanha Queda Zero segue pelo Interior
Tiago Sousa, técnico de Segurança do Trabalho da ConstruCompany, mostrou as vantagens de utilização de tecnologia para a construtora e também para cobrar dos empreiteiros eventuais lacunas na documentação de SST, além de mostrar aos auditores fiscais o cumprimento das normas.
Assista ao webinar: