Pesquisar

Sintracon-SP apresenta projeto de prevenção ao suicídio

O presidente do Sintracon-SP, Antonio Ramalho, apresentou em 4 de abril, à presidente do Seconci-SP, Maristela Honda, uma proposta de parceria para a realização do projeto “SOS da Construção- Salvando Vidas”. O objetivo é promover a saúde mental e prevenir suicídios entre os trabalhadores da construção, mediante atendimento prévio, via telemedicina, atendimento presencial, palestras nas obras, rodas de conversas e painéis com profissionais de saúde mental.

 Maristela sugeriu que se inclua o combate à violência contra a mulher no projeto. “Quem ama não agride, não mata e não deforma”, enfatizou. E destacou que “estamos aqui para trabalharmos juntos. A conscientização das empresas tem crescido, mas há necessidade de maior conscientização dos empreiteiros e administradores de condomínios em relação à Saúde e Segurança do Trabalho. Trazer benefícios e qualidade de vida aos trabalhadores é a nossa função, e fazemos isso junto com os trabalhadores.”

 O dr. Giancarlo Brandão, gerente Médico Executivo do Seconci-SP, relatou que no biênio 2022-2023 o Seconci-SP realizou cerca de 4.800 consultas e mais de 22 mil testes na área de saúde mental. Destacou que os exames médicos realizados pela Medicina Ocupacional do Seconci-SP para as empresas contam com a participação de um psicólogo, que mapeia sintomas como ideações suicidas e compulsividade, que o trabalhador não relataria ao médico por temor a perder o emprego.

 Segundo o dr. Brandão, dos mais de 3.500 pacientes atendidos pela telemedicina, 3.200 eram casos de saúde mental. Mais de 2.000 apresentavam transtorno de ansiedade e mais de 1.000, depressão.

 

Divulgação nas obras

O projeto apresentado por Ramalho inclui a divulgação, nas obras, dos recursos para tratamento da saúde mental do Seconci-SP, além de lives, plataforma de conteúdo, treinamentos online, oficinas de terapia ocupacional, programas especiais de prevenção personalizados, e técnicas alternativas como yoga e meditação.

 Os trabalhadores serão orientados a valorizar a vida, não ter vergonha de buscar ajuda, praticar atividades físicas, manter uma boa alimentação e observar sinais de alerta e prevenção ao suicídio. Os ganhos esperados são menos estresse, maior produtividade, redução do absenteísmo, maior engajamento no trabalho, fortalecimento da autoestima e da confiança, maior preparo para lidar com desafios, maior qualidade de vida, autoconhecimento e acesso aos cuidados com a saúde mental.

 Entre outros, participaram do encontro, realizado no Seconci-SP, Haruo Ishikawa e Antonio de Freitas, membros do Conselho Deliberativo da entidade; Claudio da Silva Gomes, presidente do Sintricom de Bauru; Aloisio Costa, secretário geral do Sintricom; Marcelo Rodolfo da Cosa, presidente do Sintricom de São José dos Campos, e Roberto Alves Lopes, presidente do Sinticompi de Campinas.

Compartilhe

Relacionados