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Seconci-SP realiza Campanha de Metas de Segurança do Paciente

Com o objetivo de assegurar um cuidado permanente com os usuários de seus serviços, o Seconci-SP realizou neste semestre a Campanha de Metas de Segurança do Paciente.

De acordo com Ticiane Lisandra de Lima Gonçalves, coordenadora Corporativa da Qualidade e Segurança do Paciente da entidade, “esta segurança é indispensável para qualquer serviço de saúde e vai além das 6 metas internacionais do programa: identificação correta do paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança no processo de medicação; assegurar a cirurgia segura e em local e paciente corretos; higienização das mãos; e prevenir danos ao paciente resultantes de lesões por pressão e quedas”.

“Falamos de segurança do paciente também quando estabelecemos políticas, diretrizes, planos de contingência, planos de ação de melhorias e capacitações constantes para as equipes. Por isso, os serviços de saúde sob gestão do Seconci-SP têm em sua essência o foco na segurança do paciente: no projeto de implantação de suas unidades já são estabelecidas ações e metas voltadas para este objetivo”, enfatiza Ticiane.

A coordenadora informa que, neste ano, o Programa Nacional de Segurança do Paciente está completando 10 anos, sempre com o principal objetivo promover a cultura de segurança do paciente em todo país, propondo ações voltadas para a prevenção de eventos adversos, visando a qualidade e a melhoria contínua dos processos nos serviços de saúde.

Confira as ações realizadas nas unidades do Seconci-SP na campanha deste ano:

Sede do Seconci-SP
Sede do Seconci-SP

Unidade Central – A campanha foi realizada em 5 dias com 4 encontros de 1 hora por dia, que incluíram dinâmicas da qualidade com vídeos e discussões, abordando as 6 metas de segurança do paciente e pontos relacionados à qualidade e à segurança, além de exibição do vídeo Empathy – Cleveland Clinic. Um total de 229 colaboradores de áreas diversas participou desses encontros.

Na avaliação de Lia Delphino Salles, especialista do Gerenciamento de Riscos da Sede Seconci SP, “a Segurança do Paciente é um dos pilares da gestão à assistência à saúde, buscando a prevenção de resultados indesejáveis ao paciente. Para isso, a implantação de protocolos de segurança do paciente é fundamental para esse processo nos serviços de saúde”.

SAS - AMAUBS Chácara Cruzeiro do Sul
AMAUBS Chácara Cruzeiro do Sul

Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) – Com o tema “Eu contribuo para um cuidado mais seguro”, cada Núcleo de Segurança do Paciente dos diversos serviços desenvolveu cartazes, fôlder e materiais, atingindo mais de 300 pessoas.

Segundo Mirtes Salantier Romão, coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente da SAS, “desenvolver a cultura de segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde (APS) é considerar a complexidade do cuidado, abrangendo desde a vacinação e acompanhamento dos recém-nascidos até o desdobramento dos cuidados de portadores de agravos crônicos Essa gestão também alcança os domicílios, através da equipe multidisciplinar de atenção domiciliar (Emad) junto a equipe de apoio (Emap). O cuidado é centrado no paciente, na família, no meio ambiente e na comunidade, para um volume de usuários que tem a Atenção Primária à Saúde como o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde.”

HRC
Hospital Regional de Cotia (HRC)

Hospital Regional de Cotia (HRC) – Para realizar treinamento dos Protocolos de Segurança do Paciente, realizaram-se dinâmicas baseadas em jogos de “Scape Room”, abordando de forma lúdica os protocolos de segurança do paciente. A atividade contou com a participação de 388 colaboradores de todos os turnos.

De acordo com Claudia Andrea Ceribeli Coutinho, gerente da Qualidade e Segurança do Paciente do HRC, “o Programa Nacional de Segurança do Paciente contribuiu com a implantação de diretrizes e práticas nos serviços de saúde, fortalecendo a cultura organizacional para a promoção de cuidado de saúde mais integrado e seguro, prevenindo danos desnecessários aos pacientes. Adotar práticas de segurança do paciente é fundamental para fortalecer a cultura dos serviços de saúde e criar um ambiente de cuidado integrado sem causar danos desnecessários aos pacientes.”

Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS)
Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS)

Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) – A ação foi realizada utilizando o tema “Metas de Segurança do Paciente” in loco, nos momentos após o Safety Huddle das unidades, com a participação das equipes multiprofissionais e de apoio. Foram compartilhados os conhecimentos sobre metas de segurança do paciente, com a utilização de fôlderes explicativos para o fortalecimento da educação dos pacientes e de suas famílias. Este material foi divulgado nas unidades de Internação, Ambulatório e Recepções. Houve treinamento das equipes nas integrações de novos colaboradores e esta ação se manterá continuamente. As equipes, incluindo o corpo clínico, foram incentivadas à realização do curso de metas de segurança do paciente na plataforma EAD do Seconci-SP. Foram treinados 287 colaboradores.

Para Ana Luiza Medeiros de Almeida Diniz, coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente do HGIS, “a segurança do paciente é assunto de extrema importância no âmbito da saúde, para mitigação de riscos, danos desnecessários e a ocorrência de evento adversos. O tema deve ser abordado constantemente entre as equipes, para o fortalecimento de programas de qualidade e segurança robustos, de forma que contribuam para a contínua melhoria da segurança nos processos em saúde, segurança ao profissional e ao paciente”.

Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)
Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)

Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) – O setor de Qualidade e Segurança do Paciente desenvolveu a ação lúdica “Quiz: Equipe de Milhões”, com perguntas e respostas relacionadas às Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Foram dois dias de ação, com a participação de 220 colaboradores das diversas áreas.

Segundo a coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente do CHS, Glauce Giovana Gabriel, “a Segurança do Paciente contribui para aumentar a segurança assistencial e reduzir os danos evitáveis ao paciente”.

Hospital Estadual da Vila Alpina (Heva) – A ação foi realizada durante dois dias, nos setores assistenciais e administrativos, atingindo cerca de 50 funcionários, com a entrega do fôlder que contemplou diversos assuntos, tais como:

  • as certificações da instituição;
  • as Rop’s – Práticas Obrigatórias Requeridas;
  • Mapa Estratégico: Missão, visão e valores;
  • protocolos Institucionais, que estão dentro do mapa estratégico;
  • um resumo do mapeamento de processos;
  • notificações: onde e o que notificar;
  • um resumo do que são Indicadores;

De acordo com Poliana Nunes Wanderlei, coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente do Heva: “a segurança do paciente contempla um conjunto de medidas e aplicação de boas práticas com o intuito de mitigar os incidentes e eventos adversos nas unidades de saúde”.

Hospital Estadual de Sapopemba (Hesap)
Hospital Estadual de Sapopemba (Hesap)

Hospital Estadual de Sapopemba (Hesap) – O tema abordado foi a importância da notificação de eventos adversos para melhoria contínua da assistência ao paciente. Utilizou-se como base metodológica dinâmicas e apresentação lúdica correlacionando a sinalização de trânsito e o processo de notificação. A abordagem atingiu 460 colaboradores em 7 dias.

Para Anaestela Morales Vilha Toledo, coordenadora da Qualidade do Hesap, “é imprescindível que os serviços de saúde promovam ações que reduzam eventos adversos, que causem dano à saúde do paciente”.

Hospital da Mulher (HM)
Hospital da Mulher (HM)

Hospital da Mulher (HM) – O Núcleo de Segurança do Paciente realizou a campanha intitulada “Projeto Metas – Destino paciente seguro”, com o objetivo de implementar as seis metas para a segurança. Foram treinados cerca de 500 profissionais, utilizando metodologia ativa do conhecimento, com materiais desenvolvidos na instituição (fichas de perguntas e respostas, dados, placas para fotos e brindes).

AME Barradas
AME Barradas

AME Barradas – Foi afixado um banner com informações relativas à campanha, que ficou exposto em pontos estratégicos da unidade. Materiais enviados pela Unidade Central foram disponibilizados nas áreas assistenciais, com a divulgação das seis Metas Internacionais de Segurança. A exposição do material e a discussão dos temas entre as equipes duraram uma semana.

Para Maria Cristina Cononenco, coordenadora de Enfermagem no AME, “o Núcleo de Segurança do Paciente proporciona campo para discussão entre os diversos saberes, para minimizar os riscos assistenciais e ampliar as estratégias que promovam a segurança e a qualidade do serviço prestado aos pacientes”.

AME São Vicente
AME São Vicente

AME São Vicente – As campanhas realizadas neste semestre foram relacionadas ao Dia Nacional de Segurança do Paciente (1º de abril) e ao Dia Mundial de Higiene das Mãos – Meta 5 – Reduzir o Risco de Infecções Relacionadas aos Cuidados (5 de maio).

No Dia da Segurança do Paciente, foi eleito o nome do mascote, “Vicentinho” – um boneco para trazer identidade às campanhas. Um banner foi inserido na intranet com informações sobre as Metas de Segurança do Paciente e os informativos enviados pela Unidades Central foram divulgados, estimulando a participação do paciente em relação as metas de segurança. Os mesmos foram fixados nos locais de maior circulação dos colaboradores e pacientes.

No Dia Mundial de Higiene das Mãos realizou-se treinamento abordando a importância da higiene das mãos, os momentos essenciais e a dinâmica com a “Caixa da Verdade”.

De acordo com Carla Ethel Filippi Schulz, especialista do Gerenciamento de Riscos do AME, “as ações referentes à Segurança do Paciente estabelecem como devemos e queremos cuidar”.

AME Caraguatatuba – O Núcleo de Segurança do Paciente realizou uma pesquisa entre os colaboradores, para identificar o que fazem para aumentar a segurança em sua rotina e o que podemos fazer para melhorar a adesão a essas práticas. A pesquisa ocorreu de forma anônima, através do preenchimento do formulário disponibilizado na intranet e de cartaz informativo sobre a campanha.

AME Lorena
AME Lorena

Segundo Caroline de Souza Carlos, supervisora da Qualidade e Segurança do Paciente do AME, “trabalhar com foco na segurança do paciente nos permite realizar processos estruturados, que garantem um atendimento digno, gerando valor para o usuário e segurança para o colaborador”.

AME Lorena – Iniciou em fevereiro a Campanha #Eu Sou a Segurança do Paciente, para trabalhar as 6 Metas, desenvolvendo o fortalecimento de uma meta a cada mês.

Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi II) – A campanha ocorreu através de divulgação pela intranet, envio de e-mail e colocação de banner nos murais. O procedimento de segurança na realização dos exames está sendo atualizado, destacando a parte do cumprimento das metas de segurança do paciente, principalmente com as metas de envolvimento direto por parte da radiologia. O intuito é destacar, além das metas do atendimento pelo Sedi, a necessidade de cumprir os requisitos das unidades com as acreditações. Todos os colaboradores também portam um crachá acessório que contém as metas e as diretrizes do Sedi.

Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi II)
Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi II)

Para Renata Nunes de Sousa Borges, coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente do (Sedi II): “é de fundamental importância o cumprimento da segurança do paciente nos exames de imagem do Sedi, principalmente dando destaque para as metas 1 e 2 – identificação correta do paciente e comunicação entre os profissionais de saúde. O cumprimento da meta 1 previne dano para os nossos pacientes, minimizando, por exemplo, a execução de exames com lateralidade incorreta, bem como diminui a chance das reexposições de radiação ionizante nos exames de tomografia, mamografia e RX, quando não se observa o pedido médico ou se troca o paciente. A comunicação segura auxilia as unidades na tomada de decisão rápida, conseguindo priorizar os pacientes com valores de resultados críticos, por exemplo.”

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