Pesquisar

Seconci-SP disponibiliza até 6 mil medicamentos por mês

Os trabalhadores da construção civil e seus familiares, que passam por atendimento médico ambulatorial e odontológico na Unidade Central do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) em São Paulo, recebem gratuitamente diversos medicamentos prescritos nas consultas e nos procedimentos a que são submetidos.

Por ocasião do Dia do Farmacêutico (20 de janeiro), Nathalia Xavier de Almeida, supervisora da Farmácia do Seconci-SP, informa que de 5 mil a 6 mil medicamentos são dispensados mensalmente naquela unidade, tanto para os trabalhadores da Capital e seus familiares, como àqueles das Regionais da entidade que venham se tratar em São Paulo.

“Os medicamentos oferecidos atendem ao perfil epidemiológico dos trabalhadores da construção e seus familiares. São principalmente analgésicos, relaxantes musculares, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, anti-histamínicos, colírios oftálmicos e alguns antibióticos”, informa a farmacêutica.

A Farmácia do Seconci-SP também administra medicamentos utilizados em procedimentos realizados na Unidade Central, como sedativos para endoscopia, medicações para infiltrações em ombros e joelhos, e antibióticos como amoxicilina e cefalexina para pacientes que fazem cirurgias orais e extrações dentárias.

Evitando desperdícios

“Entregamos os medicamentos na quantidade certa prescrita, para evitar desperdícios. Realizamos a reconciliação medicamentosa para aqueles que tomam quatro ou mais remédios por dia, evitando interações prejudiciais à saúde deles. Damos orientações sobre a ministração e monitoramos, ligando para a casa deles. Em caso de reação alérgica, notificamos a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ainda acompanhamos à distância o paciente por um período de seis meses a um ano”, explica Nathalia.

De acordo com a farmacêutica, o controle de qualidade é rigoroso, incluindo monitoramento térmico e físico do veículo que transporta os remédios do fornecedor para a entidade. Quando o medicamento chega na Farmácia, fazem-se verificações como a de conferir se o blister está íntegro.

O setor também dispõe de medicamentos para suporte imediato à vida, utilizados no atendimento de emergência caso algum paciente venha a sofrer mal súbito como infarto na unidade. E cuida das vacinas de gripe, dupla adulto (tétano), sarampo, caxumba, rubéola e hepatite B, disponíveis para os trabalhadores da construção e seus familiares, e também para os funcionários da entidade.

Compartilhe

Relacionados

Opções de privacidade