Pesquisar

Seconci-SP destaca a importância do cumprimento das Normas Regulamentadoras

Para demonstrar como o cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs) melhora a gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) na indústria da construção, o Seconci-SP realizou em 4 de junho um seminário técnico, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho no Estado de São Paulo (SRTb/SP) e com o apoio institucional do SindusCon-SP.

Haruo Ishikawa, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP, abriu o evento, representando a presidente Maristela Honda. Ele anunciou que os textos das Normas de Rede de Proteção 1 e 2, e de Proteção de Periferia (guarda-corpo), elaborados por comissão de estudos coordenada pelo Seconci-SP na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), foram aprovados após consulta nacional e deverão ser lançados em breve. O texto da Norma de Andaimes segue em elaboração, relatou.

Fátima Cardoso, gerente de Comunicação do Seconci-SP, destacou a atuação da entidade de atualizar os conhecimentos das construtoras para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Ela também informou que Seconci-SP, CBIC, Sinduscon-RS, SindusCon-SP, Sintracon-SP e Feticom-SP estão engajados na Campanha de Doação via Pix às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os participantes do seminário haviam sido incentivados a trazer um quilo de alimento não perecível a ser destinado àquelas vítimas.

Na sequência, apresentaram as principais mudanças de NRs e seus reflexos: João Campos, diretor da E-SST Engenharia (NR-12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos); dr. Alexandre de Castro Costa, gerente Médico Ambulatorial do Seconci-SP (NR-7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO); Gianfranco Pampalon, consultor de SST do Seconci-SP (NR-35: Trabalho em Altura); e Antonio Pereira, auditor fiscal e coordenador do projeto da Construção da Seção de SST da SRTb/SP (NR-18: Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria da Construção).

O evento foi mediado por José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, e contou com presença de Guilherme Garnica, chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTb/SP.

Veja as apresentações:

NR 12 – João Campos

NR 7 – Alexandre de Castro Costa


NR 35 – Gianfranco Pampalon

NR 18 – Antônio Pereira

Compartilhe

Relacionados