As equipes da Unidade Central do Seconci-SP celebraram o recebimento do Selo e da Placa de Acreditação pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), em solenidade que lotou o auditório da entidade, em 22 de fevereiro. A Unidade foi certificada no Nível 1 – Acreditação.
Congratulando-se com os funcionários, Maristela Honda, presidente do Seconci-SP, destacou que a acreditação “é o resultado do comprometimento com o trabalho e a segurança do paciente, da responsabilidade, do querer fazer e do empenho de cada um de vocês”.
A presidente elogiou a conquista da certificação em pouco tempo. “É um começo e agora o processo segue sem prazo para terminar. Atrás da acreditação há todo um empenho de vocês, de que precisamos para conquistar os próximos níveis [2 – Acreditação Plena e 3 – Excelência].”
Maristela salientou que “trabalhar com a segurança do paciente é tudo do que a gente precisa. Temos que continuar e melhorar cada vez mais a atenção ao paciente. Ele tem que ser acolhido, respeitado, dentro de regras. Vocês enfrentaram esse desafio e o venceram com um sorriso.”
Medicina Ocupacional, o destaque
O dr. Giancarlo Rodrigues Brandão, superintendente Ambulatorial do Seconci-SP, entregou o Selo e a Placa de Acreditação à presidente. Ele anunciou que a entidade é a única unidade de Medicina Ocupacional acreditada pela ONA. Citou os próximos desafios de estender a certificação às Regionais da entidade e evoluir para os níveis seguintes de acreditação na Unidade Central. E agradeceu a todas as áreas pelo compromisso assumido para a conquista da acreditação.
Haruo Ishikawa, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP, enfatizou que todos os colaboradores poderão incluir em seus currículos a participação nesse processo. Elogiou o comprometimento de Maristela para a obtenção da acreditação e enfatizou: “qualidade tem que ter gestão e processo”.
José Maria da Costa Orlando, superintendente da SAS/Seconci-SP, afirmou que “o mais importante na acreditação é analisar e aprimorar os processos de trabalho”. Das 29 unidades de saúde administradas pela SAS e selecionadas pela Prefeitura de São Paulo para se certificarem, 9 já foram acreditadas no Nível 1.
200 ações de melhorias
Na abertura da cerimônia, Ticiane Lisandra de Lima Gonçalves, coordenadora Corporativa da Qualidade e Segurança do Paciente, agradeceu a todos. Destacou que o trabalho para a conquista da acreditação foi feito pelos mais de 600 colaboradores da Unidade Central, demandando 111 reuniões e resultando em 200 ações de melhorias. “Agora vamos para novas conquistas”, completou.
Antes da solenidade, o Selo e a Placa de Acreditação foram entregues ao Conselho Deliberativo do Seconci-SP por Mara Machado, CEO do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), Instituição Acreditadora Credenciada pela ONA, que orientou e avaliou o processo de certificação desenvolvido na Unidade Central.