A Regional Sorocaba do Seconci-SP fez a abertura oficial da Feira de Empreendimentos Imobiliários, Arquitetura e Construção (Feacon) do interior de São Paulo, que aconteceu dias 18 e 19 de agosto naquele município e trouxe soluções técnicas para o mercado do setor.
A abertura do evento foi feita por José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, e Gianfranco Pampalon, consultor técnico de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da entidade, que comandaram um workshop sobre a campanha “Queda Zero”.
Ambos detalharam a campanha, que tem a proposta de reduzir os acidentes de trabalho em altura na construção. Os palestrantes destacaram a importância da gestão de SST para se evitar esses acidentes. Para isso, detalharam as inovações do novo texto da Norma Reguladora 35 e Anexo 3, que tratam do trabalho em altura.
Bassili e Gianfranco apresentaram cases de sucesso em gestão de segurança e pontuaram situações em que o treinamento é essencial para garantir a saúde dos colaboradores de uma empresa. “Acidentes de trabalho não são apenas números em uma estatística. Cada acidente fatal representa um pai, um marido, um filho”, destacou Bassili.
Gianfranco lembrou ainda do impacto emocional para os trabalhadores. “Quando um trabalhador sofre um acidente, sua ausência impacta todos os seus colegas, comprometendo a produção e até a saúde financeira de uma empresa. A prevenção é a saída para esses problemas.”
O Seconci-SP levou ainda à feira uma série de atividades que fazem parte da rotina das empresas e profissionais da construção. No estande da instituição os visitantes da feira puderam aferir sua pressão arterial e fazer testes de glicemia, procedimentos executados por profissionais do Seconci-SP.
+ Leia também: Investimento em segurança do trabalho precisa ser permanente
A Feacon é o primeiro evento em formato de feira da região de Sorocaba, que engloba além das construtoras, imobiliárias, financeiras, engenheiros, arquitetos e todos que trabalham na construção civil.