A Regional Sorocaba do Seconci-SP sediou em 8 de abril o encontro “Obra Segura, Obra Legal – Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para a Produtividade na Construção Civil”. Organizado por DW! Tour e por Club & Casa Design, com apoio do Seconci-SP, o evento reuniu cerca de 50 pessoas entre engenheiros, arquitetos e profissionais da construção.
No encontro, Maristela Honda, presidente do Seconci-SP, elogiou a iniciativa e destacou a importância de todos os profissionais do segmento discutirem juntos a saúde e a segurança do trabalhador.
“As construtoras e até mesmo os arquitetos, que muitas vezes fazem o gerenciamento de obras, têm a responsabilidade de cuidar da saúde de funcionários diretos e indiretos que lá trabalham. Encontros como este deveriam ser mais constantes e o Seconci-SP atua para garantir o cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalhador da construção”, afirmou.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Sorocaba, Tiago da Guia Oliveira, também elogiou a iniciativa. Ele apresentou um panorama das obras em andamento na cidade, com destaque para a construção de moradias populares. “A Prefeitura trabalha para fomentar a entrega de novas moradias à população, uma iniciativa que ativa uma imensa cadeia produtiva ligada à construção civil. O Seconci-SP é nossa referência quando o tema é saúde e segurança do trabalhador da construção e este evento foi bastante importante para acompanharmos as inovações do setor.”
Aprimorar a segurança
O CEO do Club & Casa Design, Thiago Sodré, destacou que o encontro foi o primeiro de uma série de discussões que sua empresa pretende realizar em parceria com o Seconci-SP. “Gostaria de agradecer a recepção que tivemos da Regional Sorocaba da entidade e lembrar que esses debates são essenciais para aprimorarmos as normas de segurança na construção e fomentar este mercado na cidade.”
Do encontro participaram também gestores do Seconci-SP como o gerente Médico Executivo do Seconci-SP, Giancarlo Brandão, e o gerente de Segurança Ocupacional da entidade, José Bassili, que discorreram sobre as novas Normas Regulamentadoras do setor.