Pesquisar

Maristela: “ConstruSer evidencia o lado humano da construção”

Cerca de 15 mil trabalhadores da construção e seus familiares participaram em 28 de outubro do 13º ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família. Trata-se do maior evento anual de responsabilidade social do setor, realizado por SindusCon-SP, Seconci-SP, Sesi-SP e Senai-SP, em nove regiões do Estado de São Paulo.

Na solenidade de abertura do evento, Maristela Honda, presidente do Seconci-SP, destacou que “o ConstruSer evidencia o lado humano da construção: se o trabalhador tiver saúde, qualidade de vida, educação, nosso setor irá crescer cada vez mais”. A solenidade aconteceu no Centro de Atividades (CAT) do Sesi-SP em Osasco, onde se realizou o ConstruSer para os trabalhadores de São Paulo.

“Podemos fazer muito mais. Estamos muito felizes por voltarmos a realizar o ConstruSer depois da pandemia. Agradeço às entidades parceiras e ao Antonio Ramalho, presidente do Sintracon-SP, pela solidariedade a este evento. E espero que em 2024 o ConstruSer possa beneficiar 50 mil pessoas”, afirmou Maristela, que também é vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP e representou no evento Yorki Estefan, presidente desta entidade.

“Já temos autorização para realizar o evento com 50 mil pessoas no ano que vem”, anunciou Alexandre Pflug, superintendente do Sesi-SP. “Este evento veio para ficar e contem com o Sesi-SP e o Senai-SP. Vocês estão de parabéns, pois tornaram visíveis os trabalhadores do setor antes invisíveis”, completou.

Haruo Ishikawa, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, afirmou que “o mais importante na construção civil não é a produtividade, o foco é a satisfação do trabalhador, que precisa ser respeitado. Não fosse a Maristela, este evento não aconteceria”, destacou.

Antonio Ramalho afirmou que “nós os trabalhadores ajudamos a construir e realizar o sonho da casa própria”. Ele ainda lembrou a importância do fórum instituído durante a pandemia entre SindusCon-SP e Seconci-SP, “que permitiu manter os canteiros de obras funcionando e evitou mortes no setor”. E relatou as iniciativas do Sintracon-SP para a formação de profissionais da construção.

Abilio Weber, diretor de Escola de Formação Profissional do Senai-SP em São Paulo, assinalou que ela está “repleta de jovens maravilhados com a construção civil” e disse ser “fantástico” como o setor valoriza seus trabalhadores por meio do ConstruSer.

O Seconci-SP participou da organização do evento e proporcionou aos trabalhadores orientações sobre saúde e exames médicos e odontológicos. Na sequência, Maristela Honda foi para o CAT do Sesi Votorantim, onde se realizou o ConstruSer para os trabalhadores de Sorocaba e Região.

​Presenças

Também compareceram à solenidade de abertura, entre outros: Antonio de Freitas Pereira, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP; Elcio Sigolo, coordenador de Planejamento Habitacional da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo; o superintendente Jurídico, Risco e Compliance do Seconci-SP, Piétro Sìdoti e as gerentes da entidade Fátima Cardoso (Comunicação), Roseane Petronilo (Relações Institucionais) e Vanessa Dupont (Comercial); Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP; Thomas Diepenbruck, Luciana Pontes, Vitor Duarte da Silva e William Gilheta, membros do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do sindicato; e Os gerentes do SindusCon-SP Filemon Lima (Relações Institucionais), Rosilene Carvalho (Jurídico) e Tatiane Santi (Comercial).

Foco na família

O tema da edição do ConstruSer neste ano foi: “Prevenção é cuidar de si e do outro, Família e Qualidade de Vida!”, com foco em “Família: Construindo a Cidadania e o Ser Humano”.

Os trabalhadores da construção e seus familiares tiveram em nove regiões do Estado de São Paulo um dia de convivência com atividades de lazer, cultura, educação, cidadania e melhoria da qualidade de vida. Desfrutaram de serviços como exames médicos e oficinas. A programação valorizou socialmente o trabalhador e incentivou o convívio familiar.

Entre os objetivos do evento figuraram: promover discussões sobre valores individuais, éticos, morais e sociais, refletindo sobre o papel da família enquanto formadora do indivíduo e do cidadão; incluir socialmente o trabalhador e seus familiares; estimular a interação entre os trabalhadores e levar para suas famílias informações sobre saúde, meio ambiente e geração de renda.

O ConstruSer atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As construtoras que patrocinam ou inscrevem seus trabalhadores no evento incluem estas participações em suas boas práticas de ESG (Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança).


Criado em 2008, o evento já realizou 3,6 milhões de atendimentos beneficiando 356 mil pessoas em 829 atividades. É visível sua contribuição à autoestima, à valorização do trabalhador e à elevação de sua qualidade de vida.

Confira a galeria de fotos:

Compartilhe

Relacionados