“As mulheres estão desbravando mercados de trabalho antes reservados aos homens. Juntas seremos mais fortes”, afirmou Maristela Honda, presidente do Seconci-SP, na abertura do Encontro de Mulheres da Construção Civil, em 11 de maio, no auditório desta entidade.
Maristela destacou a importância de a mulher ter propósitos para vencer obstáculos e competir no mercado de trabalho. “Vamos utilizar nossos atributos. Somos inteligentes, capazes, detalhistas e sensitivas, qualificando-nos para sermos parceiras e trabalharmos junto com os homens”, afirmou.
A presidente do Seconci-SP e a gerente de Comunicação, Fatima Cardoso, apresentaram os serviços prestados pela entidade aos trabalhadores da construção e seus familiares, e à população por meio das unidades da rede pública de saúde que administra. Relataram que, dos 15,5 mil funcionários e prestadores de serviços do Seconci-SP, 75% são mulheres. E deram destaque aos atendimentos específicos de saúde dirigidos às trabalhadoras da construção e às mulheres das famílias deste setor.
Maristela, que também é vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP, relatou as ações realizadas em parceria com esta entidade: ConstruSer (Encontro Estadual da Construção em Família), Megasipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes), Programa de Elevação da Escolaridade, PSS (Programa SindusCon-SP de Segurança) e a recente campanha de prevenção à violência contra mulheres. “Criamos cartazes para os canteiros de obras e mensagens pelas redes sociais, exigindo que a mulher seja respeitada e valorizada.”
O encontro foi realizado pela MConsult Engenharia. Participaram da abertura Antonio Ramalho, presidente do Sintracon-SP; Aline e Marcio Teixeira, sócios da MConsult, sendo que Aline também representou a Abece (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia Consultiva); Larissa de Oliveira, do Programa de Mulheres do Crea-SP; e Tatiana Machado, membro da Diretoria do Grupo Mulheres do Instituto de Engenharia. Seguiram-se palestras sobre questões de saúde e motivacionais relativas à mulher.