Pesquisar

Hospital da Mulher realiza três cursos de extensão

O Hospital da Mulher (HM), cuja parte médica é administrada pelo Seconci-SP, iniciará em 1º de março cursos “Fellowship”, objetivando formar, treinar e capacitar médicos ginecologistas em três subespecialidades dentro da Saúde da Mulher: Endoscopia Ginecológica, Uroginecologia e Patologia do Trato Genital Inferior.

A iniciativa conta com o apoio de Iepac (Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana) do Seconci-SP e do Coreme (Comissão de Residência Médica), além da equipe médica, diretoria e superintendência do HM. O “Fellowship” caracteriza-se por cursos de extensão com foco profissional e ênfase observacional e/ou vivência prática, com durações variáveis e que entregam uma expertise técnica especifica.

De acordo com Denise Calderari de Carvalho, coordenadora do Iepac, trata-se de mais uma iniciativa de ensino e pesquisa do HM e do Seconci-SP, inserida na missão da entidade e do hospital de contribuir para uma sociedade melhor, com a formação e o aperfeiçoamento de médicos especialistas.

O dr. Morris Pimenta e Souza, gerente executivo e diretor técnico do HM, detalha abaixo os cursos a serem ministrados.

Endoscopia Ginecológica – Este curso tem como objetivo capacitar profissionais da área de Saúde da Mulher, ginecologistas e obstetras, a realizar procedimentos endoscópicos para diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas. Isso inclui a utilização de técnicas minimamente invasivas, como a histeroscopia e a laparoscopia, para visualizar por videolaparoscopia e tratar problemas no sistema genital feminino, como por exemplo patologias que afetam a reprodução (ou infertilidade).

O foco é a capacitação no aperfeiçoamento por técnicas através da videolaparoscopia, aprimorando as habilidades técnicas e conhecimentos necessários para realizar esses procedimentos com segurança e eficácia.

Uroginecologia – O objetivo deste curso é oferecer conhecimentos específicos sobre as disfunções do trato urinário inferior e do assoalho pélvico nas mulheres. Essas disfunções incluem problemas como incontinência urinária, prolapso (ou saída) de órgãos pélvicos e outros distúrbios relacionados.

O curso visa capacitar profissionais de saúde, especialmente ginecologistas e urologistas, a diagnosticar, tratar e gerenciar essas condições de forma eficaz, utilizando abordagens terapêuticas variadas, incluindo técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, estudo urodinâmico e terapias não cirúrgicas.

O objetivo final é melhorar a qualidade de vida das pacientes (mulheres) que sofrem dessas condições.

Patologia Trato Genital Inferior – Este curso tem como objetivo fornecer conhecimento especializado na análise e diagnóstico de condições patológicas que afetam o colo do útero e outras áreas do trato genital inferior. Isso inclui lesões pré-cancerígenas, infecções virais, alterações celulares e outras anormalidades.

Profissionais de saúde de ginecologia buscam esse curso para aprimorar suas habilidades na interpretação de exames citopatológicos e histopatológicos, além de compreenderem melhor as implicações clínicas dessas condições.

O objetivo é melhorar a precisão diagnóstica e contribuir para um tratamento mais eficaz das doenças relacionadas ao trato genital inferior.

Sobre o HM

O Hospital da Mulher realiza mensalmente 12.000 atendimentos ambulatoriais. Anualmente, faz 3.500 procedimentos ginecológicos de endoscopia, 450 procedimentos uroginecológicos, 5.000 procedimentos de patologias do trato genital inferior e grande variedade de outros procedimentos.

Compartilhe

Relacionados