Falta de higiene bucal pode trazer sérios danos à saúde
A falta de higiene bucal é um dos principais fatores que levam milhares de brasileiros a perderem os dentes precocemente. “Quando a pessoa não tem o hábito de escovar os dentes, as bactérias presentes na boca reagem com o açúcar e outros carboidratos presentes em balas, doces, massas e outros alimentos, produzindo ácidos que removem os minerais do esmalte dos dentes, deixando essa camada mais enfraquecida. Quando o esmalte fica mais fraco, pode se desfazer, abrindo caminho para a formação de uma cavidade conhecida como cárie”, explica a dentista do Seconci-SP, Ana Maria Conde Ribas.
Dor ou sensibilidade ao mastigar alimentos e bebidas doces, quentes ou frios; mau hálito e fraturas no dente são os principais sintomas da cárie. A melhor forma de prevenção, de acordo com a dra. Ana Maria, é a realização da higiene bucal após cada refeição. Além disso, é importante que, ao menos uma vez ao dia, a escovação seja antecedida pelo uso do fio dental. Os mesmos cuidados devem ser adotados, inclusive, com as crianças e bebês.
A saliva também é um importante aliado na proteção da superfície dos dentes contra a ação dos ácidos produzidos pelas bactérias. Outro grande aliado na proteção dos dentes é o flúor, pois ele combate o enfraquecimento do esmalte. E a substância está presente não apenas nos cremes dentais e enxaguatórios bucais, mas também pode ser encontrado na água potável e em alimentos como folhas verdes, trigo e frutas.
Dicas para uma boa saúde bucal:
• Escove os dentes após as refeições, com escova macia e creme dental com flúor
• Não esqueça o fio dental, principalmente antes de ir dormir
• Diminua o consumo de alimentos açucarados e quando for consumir, faça-o logo após a refeição, como sobremesa. Assim, você já faz a higiene bucal logo em seguida
• Beba bastante água para estimular a produção de saliva
• Consulte seu dentista a cada seis meses.