Pesquisar

HGIS participa da Semana da Ética

As ferramentas de gestão e monitoramento interno do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) foram apresentadas pela gerente executiva daquela unidade, dra. Ana Carolina Merce, na Semana da Ética, com a participação do dr. Paulo Quintaes, superintendente da Seconci-SP/OSS.

Promovido pelo Instituto Ética Saúde, o evento mostrou os cases de sucesso do HGIS e dos demais primeiros colocados do Prêmio Melhores Hospitais Públicos. A premiação é do Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde), em parceria com a Opas (Organização Panamericana de Saúde) e a ONA (Organização Nacional de Acreditação).

“É possível fazer saúde pública de qualidade com recurso 100% público”, afirmou na abertura dos trabalhos o presidente do Ibross, Flávio Clemente Deulefeu.

Além do HGIS, fizeram apresentações executivos do Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Franceschini (SP), Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, de Fortaleza (CE) e Hospital Estadual de Diadema (SP). “Em comum eles mostraram capacidade de adaptação, flexibilidade das ações e uso de métodos que permitem o ganho de eficiência”, afirmou Deulefeu.

Desafios
“A importância deste debate é extrema, uma vez que apenas 25% dos brasileiros contam com assistência da rede suplementar e os outros 75% dependem basicamente da rede pública”, disse o presidente do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Eduardo Winston Silva. “As OSSs têm desafios inerentes ao atendimento ao SUS, entre eles o curto prazo dos contratos que gera um entrave ao planejamento. Sem contar que a narrativa criada em torno das Parcerias Públicos-Privadas gerou uma desconfiança generalizada. Mas existem sim caminhos e modelos bem sucedidos.”

“Esses exemplos mostram que é possível empregar o dinheiro público com excelência. Vamos trabalhar para que tais requisitos de atuação sejam replicados em outros hospitais. A gestão pública eficiente é uma realidade que pode e deve ser alargada”, afirmou o diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli.

O evento realizou-se na sede da Fehoesp/Sinduhosp (Federação e Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo), em São Paulo.

Compartilhe

Relacionados