Pesquisar

Exame anual do coração deve ser feito em qualquer idade

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas sofrem anualmente infarto agudo do miocárdio (a camada muscular do coração responsável pelo bombeamento do sangue pelo corpo), ocorrendo óbito em 30% desses casos. Daí a necessidade de prevenção, com a realização de exame anual em qualquer idade, mesmo que a pessoa não tenha sintomas.

Esta é a mensagem do dr. George Fernandes Maia, cardiologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), por ocasião da campanha Setembro Vermelho, que tem sua data principal no Dia Mundial do Coração (29 de setembro). A campanha, idealizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pretende conscientizar sobre os perigos das doenças cardiovasculares e como preveni-las.

O dr. Maia explica que as doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, como a doença arterial coronariana, que provoca dor no peito e infarto agudo do miocárdio, sendo esta a maior causa de mortalidade no mundo.

Na Unidade Central do Seconci-SP, a maioria dos casos cardiológicos tratados é de hipertensão. “A boa notícia é que os trabalhadores da construção estão mais conscientes e mostram uma aderência ao tratamento maior do que antigamente”.

De acordo com o cardiologista, “o exame anual é muito importante, inclusive para os jovens, pois muitos deles apresentam problemas cardiovasculares sem saber. De outro lado, os pacientes que têm cardiopatias ou hipertensão devem se submeter a avaliações a cada seis meses, ou até em períodos menores se for necessário, para um controle eficaz”.

Também é fundamental evitar sobrepeso, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos com muito sal ou gordurosos.

“Atividade física é indispensável, mesmo para os trabalhadores da construção que operam intensamente nas obras. Eles podem sofrer de hipertensão, arritmias ou obesidade e, portanto, precisam melhorar seu condicionamento físico, evitando o sedentarismo fora do trabalho.”

O dr. George recomenda a esses trabalhadores que procurem fazer exercícios como caminhadas e musculação, além de providenciarem uma alimentação equilibrada que combine a mistura com saladas, frutas e verduras, sempre com pouco sal. Optando por academia, é preciso fazer uma avaliação médica prévia.

O Seconci-SP disponibiliza tratamento por cardiologistas e orientações de nutricionistas, além de exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e holter. No momento, está em estudos a adoção de mais um exame, o Mapa, que mede a pressão do paciente por 24 horas.

Compartilhe

Relacionados