O Seconci-SP realizou em 20 de junho, em Piracicaba, um workshop sobre “Gestão Estratégica no Novo Cenário das Normas Regulamentadoras em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) na Indústria”, em parceria com o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras).
Abrindo o evento, José Edgard Camolese, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP, destacou que a entidade oferece ampla gama de serviços para a construção civil e, na área de SST, também para outros segmentos, como as indústrias. Ele lembrou que a entidade está no município desde 1994, portanto, a Unidade de Piracicaba completará 30 anos em 2024.
Carlos Henrique Benatti, diretor jurídico do Simespi, saudou os presentes, entre os quais estavam Milton Costa, presidente do Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba) e Antenor Varolla, ex-gerente regional do Ministério do Trabalho.
Saúde integrada
Seguiu-se um talk show, com mediação de José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP. Giancarlo Rodrigues Brandão, superintendente Ambulatorial, afirmou que a entidade “trabalha com o conceito de saúde integrada, não visa apenas emitir atestados e laudos para cumprir o que determina a legislação”.
Gianfranco Pampalon, assessor técnico do Seconci-SP e ex-auditor Fiscal do Trabalho, afirmou que “uma boa gestão de SST permite minimizar a ocorrência de eventos adversos para o trabalhador. Traz ganhos para as empresas, pois um acidente de trabalho pode gerar custos absurdos, e traz ganhos também para a sociedade. A política do Seconci-SP é cuidar do trabalhador”, enfatizou.
Eduardo Buoso, engenheiro de SST do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba, anunciou que a cidade “terá o primeiro laboratório credenciado pelo Inmetro para fazer ensaios de amostras de redes de segurança. Foi concluída a primeira fase, que é a compra dos equipamentos”.