Seconci-SP, SindusCon-SP e Abraetd (Associação Brasileira de Especialistas e Trabalhadores Disbáricos) vão trabalhar em conjunto para divulgar as vantagens do tratamento proporcionado pela Medicina Hiperbárica, bem como os cuidados a serem tomados para a segurança dos profissionais envolvidos em ambientes submetidos a alterações da pressão atmosférica.
Este foi o resultado de reunião realizada entre as três entidades, em 15 de setembro, na sede do Seconci-SP, conduzida por Haruo Ishikawa, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP e vice-presidente de Relações Capital Trabalho do SindusCon-SP, e Manoel Messias Pereira Alves, presidente da Abraetd.
Ishikawa destacou a participação de Pereira Alves na revisão da Norma Regulamentadora (NR) 18 – Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção. Para a segurança dos trabalhadores, o novo texto proíbe desde agosto a utilização de tubulões de ar comprimido nas obras da construção.
Já a Medicina Hiperbárica é uma modalidade terapêutica de alta tecnologia, indicada para tratamento de feridas de difícil cicatrização, revascularização de pés de diabéticos e combate a bactérias, entre outros efeitos. O tratamento é feito em uma câmara hiperbárica, onde o paciente respira um oxigênio 100% puro, levando a um aumento na quantidade de oxigênio transportado no sangue.
Na reunião, houve consenso na necessidade de se ampliar o conhecimento sobre a medicina hiperbárica entre médicos e enfermeiros, e de se trabalhar pela segurança dos procedimentos, incluindo a normalização da fabricação das câmaras hiperbáricas e a prevenção de acidentes.
Também participaram do encontro, pelo Seconci-SP: Giancarlo Rodrigues Brandão, superintendente Ambulatorial; Roseane Petronilo, coordenadora de Projetos Institucionais; Alexandre de Castro Costa, gerente Médico Ambulatorial; José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional; Fátima Cardoso, gerente de Comunicação; Daniele Volpato, gerente de Atendimento; Denise Calderari, coordenadora do Iepac (Instituto de Estudos e Pesquisas Armênio Crestana) e Ligia Barboza da Silva, assistente da Presidência; pelo SindusCon-SP, Filemon Lima, gerente de Relações Institucionais; pela Abraetd, os membros Leticia Silva dos Santos, Cosmo Fuzaro Filho, Alessandro Bezerra Alves e Débora Paixão.