Pesquisar

Avaliação cardíaca deve ser anual e feita em qualquer idade

Para prevenir problemas cardíacos, o ideal é realizar um check-up anual em qualquer idade, mesmo que a pessoa não tenha sintomas. Esta é a mensagem do dr. George Fernandes Maia, cardiologista do Seconci-SP, por ocasião da campanha Setembro Vermelho, que tem sua data principal no Dia Mundial do Coração (29 de setembro).

Criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a campanha alerta para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares. Segundo levantamento de 2021 realizado pela associação, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades.

“O exame anual é muito importante, não importa a idade, pois os problemas cardiovasculares também têm afetado muitos jovens. Já para os pacientes que têm cardiopatias ou hipertensão, a avaliação médica deve ser feita a cada seis meses”, recomenda o cardiologista.

O dr. George salienta que atividade física e alimentação saudável e equilibrada são fundamentais para a prevenção de doenças cardíacas. “Deve-se evitar o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, comidas com muito sal ou gordurosas.”

Para os trabalhadores da construção civil, são duas as recomendações. “Procure realizar exercícios como musculação e caminhadas, mesmo que você faça uma atividade física intensa nos canteiros. E busque uma alimentação equilibrada, combinando a mistura com saladas, frutas e verduras, sempre com pouco sal.”

O cardiologista alerta que, mesmo com a atividade física no canteiro, o trabalhador muitas vezes precisa melhorar seu condicionamento físico. Ele também pode apresentar problemas como obesidade, hipertensão ou arritmias. Por isso, deve evitar o sedentarismo fora do trabalho. E se optar por academia, precisa submeter-se antes a uma avaliação médica.

+ Leia também: Conheça os riscos da hipertensão arterial

No Seconci-SP, estão disponíveis os exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e holter. Além de avaliações pelos cardiologistas da entidade, o paciente também recebe orientações da nutricionista sobre a alimentação.

Compartilhe

Relacionados