Pesquisar

Ajude os atingidos pela catástrofe no Rio Grande do Sul

Seconci-SP, SindusCon-SP, Sinduscon-RS e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) convidam à participação na campanha SOS Chuvas – RS, do Sindicato da Construção daquele Estado, para ajudar os gaúchos, em especial a população de Porto Alegre e sua região metropolitana, afetada pela catástrofe climática.

As doações devem ser feitas por PIX para a Associação Sul Riograndense da Construção Civil, CNPJ – 92973718000182, Banrisul (041) – Agência: 0015 – C/C: 06.0703040-0. Com transparência, o Sinduscon-RS divulgará sistematicamente, em suas redes sociais, a destinação dos recursos doados.

O Seconci-SP e o SindusCon-SP fizeram uma doação conjunta para a campanha, que nesta semana passou a ser integrada também pelo Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de São Paulo) e pela Feticom-SP (Federações dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo).

O auxílio à população atingida pelas chuvas e enchentes foi decidido em reunião extraordinária da diretoria do Sinduscon-RS em 6 de maio. Além deste apoio, a entidade tomou outras decisões, como avaliar de que forma a engenharia, expertise das empresas associadas, pode colaborar para mitigar os estragos ocorridos.

Entre as decisões, destacam-se:

Medidas Emergenciais

  • Ampliar a mobilização das doações para captação de recursos visando contribuir para a viabilização e manutenção dos abrigos para a parcela da população em situação vulnerável;
  • Contribuir com o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE) para uma solução às casas de bombas que tiveram suas operações interrompidas na cidade por uma questão de segurança.

Medidas de Reconstrução

  • Constituir grupos de trabalho junto aos governos federal e estadual e aos municípios gaúchos, objetivando desenvolver estudos de viabilidade para reconstrução imediata da infraestrutura e construção de alojamentos provisórios, a exemplo dos realizados e recentemente entregues no Vale do Taquari, sem burocracia e entraves.
  • Avaliar, junto ao governo federal, formas legais para acelerar, desburocratizar e viabilizar a construção de habitações de interesse social através do Programa Minha Casa, Minha Vida nos municípios atingidos.

Compartilhe

Relacionados