Nesta edição, o congresso contou com quatro categorias temáticas para desenvolvimento dos trabalhos, sendo elas: Gestão em Saúde; Avaliação e Qualidade do Cuidado; Segurança do Paciente, e Desfechos Clínicos e Experiência do Paciente.
O Seconci-SP inscreveu 42 processos de melhorias voltados à gestão da saúde que foi elaborado por sete unidades públicas sob sua gestão. Destes trabalhos, a entidade recebeu dois prêmios por trabalhos de destaque no Hospital Estadual de Sapopemba (Hesap) e uma menção honrosa por um estudo desenvolvido pelo Hospital Regional de Cotia (HRC).
QualiHosp 2023: Unidades hospitalares são destaque no Congresso Internacional sobre Saúde na Era Digital
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Seguindo a tendência mundial de atenção à saúde de agregar o ensino e a pesquisa à assistência, em julho de 2007, o Seconci-SP fundou o Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (IEPAC).
A missão do Instituto é gerar, investigar e difundir conhecimentos na área da saúde com excelência e qualidade para benefício do ser humano e tem como visão tornar-se referência nas áreas de ensino e pesquisa.
Para assessorá-lo em suas atividades, o IEPAC dispõe de Conselho Científico, Comitê de Ética em Pesquisa, Comissão de Residência Médica (Coreme) e Comissão de Ensino. Além disso, conta com Núcleos de Ensino e Pesquisa (NEPs) no Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), no Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA), no Hospital Regional de Cotia (HRC) e no Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP)
As atividades desenvolvidas pelo Instituto estão organizadas sob os seguintes eixos:
– Centro de Pesquisa – Coordena estudos epidemiológicos e de pesquisa clínica e conta com um Comitê de Ética em Pesquisa.
– Centro de Informação e Memória – Responsável pela memória institucional do Seconci-SP e consolidação de informações corporativas.
– Escola de Saúde – Atua de forma descentralizada e compreende Ensino Médico, e Campos de Estágio Curriculares nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição e Farmácia.
– Cursos e Eventos Corporativos – Organiza, realiza, apoia e/ou patrocina cursos e eventos assistenciais, institucionais, técnico-científicos, e online.
O IEPAC é um departamento do Seconci-SP, participando do Comitê Estratégico da Entidade, que tem entre suas atribuições aprovar políticas e linhas de pesquisa, indicadores de produção e de processos, afiliações com outros centros e instituições e apreciar a proposta orçamentária e a destinação de recursos.
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
Locais climatizados e equipados para eventos técnico-científicos em localização privilegiada e com acessibilidade.
O Teatro Seconci-SP, inaugurado em 2009, conta com recursos modernos e de alta tecnologia, sendo projetado para eventos de diversas finalidades.
Equipado com:
• Iluminação cênica
• Sonorização
• Ar-condicionado
• 1 tela multimídia
• 1 projetor multimídia
• Entrada independente
• Acessível para Pessoas com Deficiência
• Pedestal para bandeira
O Teatro Seconci-SP, inaugurado em 2009, conta com recursos modernos e de alta tecnologia, sendo projetado para eventos de diversas finalidades.
O Mezanino conta com recursos multimídia e amplo espaço para eventos, montagem de lounges e stands, entre outros.
Equipado com:
• Ar-condicionado
• Data Show
• Quadro Branco
• Flip Chart
Local: Sede do Seconci-SP, 2° andar.
Área: 149,40m².
Capacidade: 60 pessoas (devido à pandemia, lotação sujeita à definição do Plano SP).
O auditório é um ambiente estruturado para reuniões de grupo e treinamentos, entre outras atividades corporativas.
Equipado com:
Local: Sede do Seconci-SP, 10° andar.
Área: 78,62m²..
Capacidade: 50 pessoas (Devido à pandemia, lotação sujeita à definição do Plano SP).
Venha nos fazer uma visita e conhecer todos os recursos disponíveis para o sucesso do seu evento!
A sala de aula multimídia é direcionada a treinamentos técnico-científicos e comportamentais.
Equipada com:
Local: Sede do Seconci-SP, 10° andar.
Área: 29,67m².
Capacidade: Capacidade: 25 pessoas (devido à pandemia, lotação sujeita à definição do Plano SP).
Venha nos fazer uma visita e conhecer todos os recursos disponíveis para o sucesso do seu evento!
O Centro de Pesquisa atua na coordenação de estudos epidemiológicos e de pesquisa clínica e no gerenciamento de banco de dados.
O IEPAC gerencia, para avaliação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), por intermédio da Plataforma Brasil, o recebimento de mais de quinze projetos/pesquisas por ano.
Comitê de Ética em Pesquisa
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um órgão colegiado e multidisciplinar, subordinado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), com a função de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, aprovadas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e pelo Conselho Nacional de Saúde. Tem função normativa, deliberativa, consultiva e educativa, sendo suas atribuições, as previstas na legislação específica e, em especial:
Os projetos para apreciação do CEP deverão ser registrados na Plataforma Brasil.
São membros integrantes do CEP:
Instruções e Procedimentos da Plataforma Brasil
Pesquisador 1: O pesquisador deve se cadastrar no site da Plataforma Brasil, clicando aqui.
Para realizar o cadastro é necessário ter em mãos:
2. Após preencher o cadastro, o pesquisador receberá um e-mail contendo uma senha e informações sobre o acesso à Plataforma Brasil. Se desejar, será possível alterar a senha no primeiro acesso na aba “Meus Dados”.
3. Passos para cadastrar um projeto de pesquisa:
3.1. Acesse a Plataforma Brasil com seu e-mail de acesso e senha.
3.2. Para submeter um novo protocolo de pesquisa clique em “Nova Submissão”. Para cadastrar projetos aprovados anteriores à Plataforma Brasil clique em “Projeto anterior”.
3.3. Na primeira tela, o pesquisador deverá responder à pergunta inicial: se há o envolvimento de seres humanos na pesquisa (de forma direta ou indireta). Só se conseguirá avançar, caso a resposta a esta pergunta seja “sim”. Outras informações solicitadas na primeira tela: equipe da pesquisa (toda a equipe de pesquisa deve estar cadastrada na Plataforma Brasil); assistentes de pesquisa (pessoas que podem continuar o preenchimento do formulário precisam estar cadastradas na Plataforma Brasil); instituição proponente (a instituição proponente – onde será feita a pesquisa – deverá ser adicionada no momento do cadastro do pesquisador ou, caso o cadastro já tenha sido feito, entrar em “Alterar Meus Dados” e adicionar a Instituição procurando pelo CNPJ 61.687.356.0001-30 (Seconci-SP) que é o responsável pela administração dos serviços públicos sob sua gestão e nacionalidade do estudo. O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a primeira tela estiver totalmente preenchida.
3.4. Na segunda tela, o pesquisador deverá informar a área de estudo, se o estudo pertence a alguma área temática especial (Grupo 1), a grande área do conhecimento, o propósito do estudo, o título da pesquisa, quem será o pesquisador principal e quem deverá ser contatado pelo sistema para receber as informações necessárias.
Tenha muita atenção para preencher esses dados corretamente, pois se seu projeto não pertencer a nenhuma das áreas especiais e você enquadrá-lo equivocadamente em uma dessas áreas (que demandam apreciação da CONEP), ele será automaticamente enviado para a CONEP após a aprovação do CEP e não será permitido o início do estudo.
3.5. Na terceira tela, serão solicitados dados referentes ao desenho de estudo, ao apoio financeiro (se próprio ou agência de financiamento) e palavras-chave (que serão adicionadas uma a uma). Se for uma pesquisa clínica, serão solicitados adicionalmente os seguintes dados: se o estudo é experimental ou observacional, a que fase pertence, CID, descritores, natureza da intervenção, uso de placebo e período de washout. O pesquisador só avançará para a tela seguinte, se a terceira tela estiver totalmente preenchida.
3.6. A quarta tela é o detalhamento do estudo. O pesquisador informará introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários, metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário, desfecho secundário, tamanho da amostra, data do primeiro recrutamento e países de recrutamento (em casos em que essas informações se aplicam). Os campos introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários, metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário e desfecho secundário comportam até 4 mil caracteres. Assim, recomendamos que, se no projeto original tais campos ultrapassarem os 4 mil caracteres, ao final da submissão, o pesquisador anexe ao sistema o arquivo contendo o projeto completo. O pesquisador só avançará para a tela seguinte se a quarta tela estiver totalmente preenchida.
3.7. Na quinta tela são outras informações. O pesquisador informará se usará ou não prontuários (se a resposta for positiva, será solicitado maior detalhamento sobre esse acesso), o número de indivíduos que serão abordados pessoalmente, recrutados ou que sofrerão algum tipo de intervenção, o número de grupos em que os indivíduos serão divididos, se o estudo é multicêntrico ou não (em caso positivo, serão solicitados os nomes dos centros participantes), adição de instituição coparticipante (em caso de existir). O pesquisador deverá informar se solicita ou não dispensa do TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (em caso positivo, deverá incluir justificativa). Nesta tela deverá ser informado ainda o cronograma de execução, o orçamento e a bibliografia do estudo (que devem ser inseridos item por item) além de outras informações que julgar relevante. Neste ponto, o pesquisador deve clicar em “imprimir folha de rosto” e a folha será gerada. A folha de rosto gerada deverá ser impressa, assinada, carimbada e escaneada. Isso significa que a submissão de protocolos de pesquisa não poderá ser feita em um momento único.
O pesquisador deve anexar também o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o instrumento de coleta de dados. O TCLE precisa, obrigatoriamente, ser anexado em um arquivo separado, mas o instrumento de coleta de dados poderá ser anexado juntamente com o arquivo do projeto.
3.8. A sexta tela é de finalização. O pesquisador informará sobre a necessidade de manter sigilo do projeto de pesquisa e qual o prazo para a manutenção desse sigilo. Ao final, o pesquisador deverá ler e aceitar o Compromisso Geral e o Compromisso de Financiamento e de Orçamento. Se não aceitar estes Compromissos, o projeto não poderá ser enviado. Após o envio, o projeto poderá ser aceito ou rejeitado pelo CEP. Se for rejeitado, o pesquisador receberá um e-mail notificando que deve acessar a página da Plataforma Brasil e o sistema informará o motivo da rejeição (falta de documentos, documentos não assinados, documento anexado errado, etc.). Se for aceito, a notificação informará que o projeto foi encaminhado para Relatoria e inicia-se a contagem de tempo de 30 dias.
4. A notificação de pendências e o parecer do CEP serão obtidos através da Plataforma Brasil. Os pesquisadores devem ter cuidado ao responder as pendências e procurar o CEP antes de enviá-las via sistema, se tiver dúvidas, pois se as pendências não forem atendidas a contento, o projeto será “Não aprovado”. Não haverá “pendência da pendência”.
5. Projetos de outras instituições sem CEPs cadastrados no sistema: quando o pesquisador clicar em “Enviar o projeto ao CEP”, os projetos serão enviados diretamente à CONEP e é a Comissão que decidirá qual CEP apreciará o projeto. Caberá a ela enviar o estudo ao CEP escolhido.
Importante! Caso seja colaborador/funcionário do Seconci-SP, o pesquisador deverá se dirigir ao NEP – Núcleo de Ensino e Pesquisa (no caso dos Hospitais) ou direcionar suas dúvidas ao IEPAC (no caso das demais Unidades da gestão própria/pública) através do e-mail de contato para obter esclarecimentos ou informações para obter esclarecimentos e/ou informações adicionais necessárias: cep@seconci-sp.org.br
Regimento Interno do CEP – Comitê de Ética em Pesquisa do Seconci-SP
O Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana – IEPAC, por meio da gestão das parcerias com diversas instituições de ensino, oferece anualmente cerca de 5000 vagas nas áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.
I – A solicitação de campo de aprendizagem deverá ser enviada ao email: iepac@seconci-sp.org.br, obedecendo os seguintes períodos:
II – Preencher o formulário (link disponível no final da página), salvar e enviar para iepac@seconci-sp.org.br
III – O IEPAC entra em contato com a instituição de ensino solicitante para negociar as condições contratuais em que se dará o campo, tendo em vista a necessidade da instituição de ensino solicitante e a disponibilidade pactuada com a Unidade Assistencial.
IV – Em caso de aprovação, toda a documentação deverá estar disponível até quinze dias antes do início do campo e o IEPAC fará contato com a Unidade Assistencial para agendar o reconhecimento de campo pelo professor que acompanhará os alunos.
V – O IEPAC encaminhará para a Unidade Assistencial o Programa de Estágio, a listagem de alunos e o nome do professor que os acompanhará, o respectivo Seguro de Acidentes Pessoais e a cópia da Carteira de Vacinação atualizada dos participantes.
Ensino Médico
Os Programas de Ensino Médico são realizados em Unidades administradas pelo Seconci-SP, cabendo ao IEPAC a organização e realização de todo o processo seletivo, gestão dos processos administrativos vinculados e o acompanhamento do processo de ensino.
PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA
Realizados nos hospitais públicos estaduais que se encontram sob a administração do Seconci-SP (Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Regional de Cotia, Hospital Estadual de Sapopemba) e a partir de novembro de 2019, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba), a Residência Médica teve início em 2008, por ocasião do credenciamento pelo MEC/CNRM do Programa de Cirurgia Geral do Hospital Estadual Vila Alpina. A partir de 2014, segue com os credenciamentos dos novos Programas de Residência Médica nos Hospitais, em diferentes especialidades, disponibilizando anualmente as vagas para o ingresso no primeiro ano através de Escolha Pública realizada pelo SUS/SES-SP.
Confira abaixo edital:
– Edital – Inscrições Encerradas
Áreas:
Confira abaixo edital:
– Edital – Inscrições Encerradas
Aperfeiçoamento em Ginecologia, Cirurgia Plástica e Laboratório de Reprodução Humana (2024)
Áreas:
Confira abaixo edital:
– Edital – Inscrições Encerradas
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