Pesquisar

Discurso da presidente do Seconci-SP, Maristela Honda, na abertura do evento Café da Conexão, em 27/2/205, no auditório da entidade

Bom dia a todos e a todas,

Sejam muito bem-vindos a esta 9ª edição do Café da Conexão, que o Seconci-SP tem muito orgulho em sediar.

A MConsult Engenharia foi muito feliz na escolha do tema e de seus palestrantes.

Vamos falar de Engenharia Regenerativa, o que envolve uma indústria da construção alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Para encaminhar a construção ao alcance desta meta, precisamos promover uma interlocução permanente com incorporadoras, prestadoras de serviços, autarquias como o sistema Confea-Crea, a cooperativa Mútua e o governo.

A melhor forma de fazer isto é reunirmos profissionais multidisciplinares e mentes brilhantes.

Pois é exatamente esta característica o que marca os eventos do Café da Conexão.

Parabéns, Aline Giusti, por esta bela iniciativa!

A Aline Giusti fará a introdução sobre o tema central deste evento: Construção Regenerativa: Projetando o Mundo que Queremos Habitar.

Nós do Seconci-SP e do SindusCon-SP, entidade da qual sou vice-presidente de Responsabilidade Social, entendemos ser fundamental a superação de alguns desafios.

São desafios prementes do presente, que precisamos enfrentar para chegar na indústria da construção sustentável que queremos no futuro.

Em termos de saúde, o Seconci-SP oferece um atendimento médico e odontológico ambulatorial completo, humanizado de excelência aos trabalhadores da construção paulista.

O modelo do Seconci-SP, pelo qual as construtoras bancam os custos e os trabalhadores são atendidos gratuitamente, teve tanto sucesso que foi adotado pela construção civil de outros Estados.

Com isso, contribuímos para reduzir o absenteísmo, elevar a produtividade e sobretudo motivar a autoestima e o desenvolvimento pessoal de nossos trabalhadores.

Entretanto, da pandemia para cá, temos nos deparado com um aumento do número de casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais, entre nossos trabalhadores e a população em geral.

No ano passado, o Seconci-SP realizou uma grande campanha de conscientização em todo o Estado de São Paulo, com orientações sobre a preservação da saúde mental no ambiente de trabalho.

E neste ano estamos preparados para atender a entrada em vigor, da nova exigência da Norma Regulamentadora nº 1:

A partir de 25 de maio, o PGR, o Programa de Gerenciamento de Riscos, deverá incluir os riscos psicossociais.

Isto significa que as construtoras precisarão mapear e ter ações efetivas para a preservação da saúde mental de seus colaboradores, em fatores como estresse, sobrecarga de trabalho e assédio moral e sexual.

Estamos trabalhando ativamente para dar todo o suporte às empresas no cumprimento da exigência.

Nesta linha, o professor dr. Irineu Massaia, superintendente do Iepac – o Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana do Seconci-SP –, fará hoje uma palestra sobre Engenharia da Mente: Contribuindo para a Saúde Mental no Canteiro de Obras.

Além disso, o Seconci-SP tem uma presença ativa na promoção da qualidade de vida de nossos trabalhadores.

Na semana passada, tivemos o evento de lançamento do 9º Prêmio de Saúde e Segurança do Trabalho.

Vamos reconhecer, premiar e divulgar as melhores iniciativas nesta área, praticadas nos canteiros de obras do Estado de São Paulo.

Entre as novidades desta edição, também premiaremos as empresas que se destacarem em ações de Responsabilidade Social.

Teremos também dois eventos em parceria com SindusCon-SP, Senai-SP e Sesi-SP:

A 25ª edição da Megasipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho;

E o 15º ConstruSer – Encontro dos Trabalhadores da Construção em Família, proporcionando um dia de lazer e valorização da cidadania desses trabalhadores.

Outro desafio que a construção precisa enfrentar é a falta de mão de obra qualificada.

Para tanto, precisamos incorporar novas tecnologias, a fim de executarmos obras mais produtivas, menos dependentes de mão de obra e mais seguras.

Isto significa a adoção de sistemas construtivos mais modernos, transformando o canteiro de obras em uma linha de montagem.

Neste sentido, teremos o prazer de ouvir hoje a Luana Carregari, presidente do Congresso Latam Steel Frame e Construções Industrializadas, que nos apresentará um panorama sobre este novo mercado.

Temos a expectativa de que a construção industrializada tomará um grande impulso com a reforma tributária, barateando os custos desses sistemas e facilitando sua adoção.

Outro desafio a ser enfrentado pela construção é a agilização da aprovação de projetos de empreendimentos.

Neste sentido, gostaria de destacar a brilhante atuação da Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, que também nos brindará com uma palestra hoje.

Portanto, aproveitem ao máximo a riqueza de conteúdos deste evento.

E desejo, a todos e a todas, um ótimo Café da Conexão!

Muito obrigada.

Compartilhe

Relacionados

Opções de privacidade