Dr. Sylvio Varkala Sangiovanni
Dentista Especialista do Seconci-SP e especialista em Odontologia Legal
As dores orofaciais odontológicas são oriundas de doenças ou distúrbios funcionais que envolvem o aparelho mastigatório, particularmente a cavidade oral, dentes, maxilares, articulação temporomandibular (ATM) e os músculos da mastigação.
Dor Orofacial, por definição, é toda dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral e da face. As condições clínicas mais frequentemente associadas à dor orofacial são dores de dentes e de tecidos periodontais, disfunção temporomandibular (muscular ou articular), neuralgias, tumores, trauma, tecidual, doenças autoimunes. Usualmente essa dor pode ser referida na região da cabeça e/ou do pescoço ou mesmo estar associada à cervicalgias, cefaleias primárias, fibromialgia e doenças reumáticas como artrite reumatóide.
Importância de estar bem com o sorriso e livre das dores orofaciais:
- Valor Social do sorriso – está diretamente ligado à qualidade de vida, à autoestima e ao sentimento de pertencimento social. Por esse motivo, doenças bucais podem acabar levando o paciente a desenvolver um episódio depressivo ou disparar a ansiedade.
- O conceito de “sorriso ideal” é individualizado e deve ter como premissas a beleza, a naturalidade e a saúde. Na entrevista com o paciente, o profissional dentista é capaz de identificar os motivos das perdas dentárias e o grau de impacto psicológico, estético e funcional gerado pela ausência dentária. Problemas ortodônticos são um bom exemplo do que estamos falando. Às vezes, desalinhamentos dentários e alterações na mordida não afetam apenas o sorriso, como podem também alterar a fisionomia da pessoa. É comum a ocorrência de bullying devido a essa característica.
- Equilíbrio da saúde bucal também impacta de forma direta na saúde emocional e no estado psicológico das pessoas. Não é à toa que a estética dental tem ganhado tanta evidência nos últimos anos.
Desvendando a DTM (Disfunção Têmporo Mandibular)
O departamento de Odontologia do Seconci-SP oferece a seus pacientes um atendimento personalizado para entender as dores orofaciais odontológicas que são oriundas de doenças ou distúrbios funcionais que envolvem o aparelho mastigatório, particularmente a cavidade oral, dentes, maxilares, articulação temporomandibular (ATM) e os músculos da mastigação. O paciente passa pela triagem e é acolhido pela equipe especializada, são realizados os tratamentos de reabilitação dentária e instalação de placas mio relaxantes para alívio e tratamentos dos sintomas das disfunções temporomandibulares.