O Grupo Social de Apoio do Seconci-SP recebeu em 11 de setembro um grupo de alunos de Psicologia da Faculdade das Américas (FAM). Os visitantes transmitiram aos participantes mais conhecimentos sobre saúde mental por um viés acadêmico contemporâneo, com dicas e sugestões de práticas em busca da preservação da saúde mental e da qualidade de vida.
A iniciativa faz parte da parceria entre o Seconci-SP, por meio do Iepac (Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana), e a FAM. Para o dr. Irineu Francisco Massaia, superintendente do Iepac, “esta parceria tem se mostrado essencial para o avanço na capacitação de profissionais e no atendimento a pacientes, sempre com o foco na melhoria da assistência e na promoção da qualidade de vida. A próxima palestra será realizada em 2 de outubro e esperamos contar com a participação de todos para enriquecer ainda mais este evento.”
De acordo com Flávia Lopes Augusto Sampaio, supervisora do Serviço Social do Seconci-SP, a ação beneficiou os usuários da entidade por meio dos futuros profissionais que, por sua vez, tiveram a oportunidade de contribuir para a sociedade com o que aprenderam na faculdade.
“Essa relação entre a academia e a sociedade civil também é uma prestação de serviço e de transformação social, já que o conhecimento e a educação são ferramentas possíveis de transformar as pessoas e todo o seu entorno, estimulando as potencialidades humanas. Tivemos o prazer de receber os alunos da FAM e enriquecer ainda mais o trabalho socioeducativo oferecido no nosso Grupo Social de Apoio”, comenta Flávia.
“O trabalho com grupos operativos em saúde mental é um instrumento importante de atuação, um serviço complementar ao tratamento médico que possibilita a melhora na qualidade de vida dos usuários, proporcionando sua autonomia e promovendo saúde. Com isso, estamos sempre em sintonia com novas tendências e atualizações”, completa.