Há mais de uma década, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) tem sido uma peça fundamental na promoção de uma cultura de segurança nos serviços de saúde em todo o Brasil. Estabelecido em 2013 pelo Ministério da Saúde, o PNSP tem como missão primordial a prevenção de eventos adversos e a constante melhoria da qualidade nos processos assistenciais.
Em sintonia com essa iniciativa nacional, o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) demonstrou mais uma vez seu compromisso ao organizar no mês de abril a tradicional Campanha Corporativa com foco nas 6 Metas de Segurança do Paciente, que são conduzidas pelas equipes da Qualidade. Essas ações buscam alinhar-se aos objetivos do PNSP, reforçando a importância e incentivando a adoção de práticas seguras em seus serviços de saúde.
Veja abaixo as atividades realizadas nas Unidades gerenciadas pelo Seconci- SP:
Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS)
No HGIS, a metodologia adotada consistiu em realizar uma dinâmica lúdica com o Jogo dos 7 Erros, tendo como tema central as 6 Metas de Segurança do Paciente. Ao todo, foram capacitados 245 colaboradores.
Outras estratégias utilizadas:
- Distribuição do folder institucional das 6 Metas de Segurança do Paciente para os profissionais e usuários.
- Inclusão nos televisores das Recepções de vídeo fornecido pelo Proadi- SUS, com as 6 Metas de Segurança do Paciente.
- Disseminação do tema por meio de cartazes nos murais físicos e por e-
Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)
No CHS, foi elaborada uma dinâmica, na qual os colaboradores participaram de um “Quiz” relacionado às 6 Metas de Segurança do Paciente. Ao final, todos
receberam brindes como reconhecimento pela participação, sendo capacitados 246 colaboradores.
Outras estratégias utilizadas:
- Distribuição do folder institucional das 6 Metas de Segurança do Paciente para os profissionais e pacientes.
- Disseminação do tema por meio de cartazes nos murais físicos e por e- mail.
Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA)
No HEVA, foram utilizadas várias frentes de treinamento para atingir o objetivo de disseminar a Cultura de Segurança do Paciente, sendo que um dos focos para a Campanha deste ano foi a prevenção de infecções relacionadas à corrente sanguínea.
Na ocasião, 502 colaboradores foram capacitados.
Outras estratégias utilizadas:
- Treinamento sobre o Protocolo de Sepse para equipe multiprofissional, internos e residentes.
- Disseminação em todos os canais de comunicação sobre o “Abril pela Segurança do Paciente”.
Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP)
No HESAP, foram realizadas apresentações interativas, distribuição de cartazes e treinamentos sobre ROPs, abrangendo áreas como identificação, transferência de informações nas transições do cuidado na jornada do paciente, o uso de medicamentos e prevenção de lesão por pressão.
Ao todo, 381 colaboradores foram capacitados.
Outras estratégias utilizadas:
- Palestra abordando o tema “Saúde baseada em Valor e a experiência relatada pelo Paciente no seu desfecho clínico”.
- Implementação do PIT STOP da Segurança do Paciente.
- Introdução do corredor da Segurança do Paciente.
- Palestra sobre Gestão de Risco ministrada pela Dra. Renata Puzzo Bortoleto, gerente Executiva Hospitalar e por Michele Trevizan, efermeira do setor da Qualdiade.
Hospital Regional de Cotia (HRC)
No HRC, foi lançada a “Sexta-feira da Segurança do Paciente”. Semanalmente, são conduzidos treinamentos sobre as 6 Metas de Segurança do Paciente através de jogos lúdicos, utilizando a gamificação de maneira dinâmica e envolvente.
Outras estratégias utilizadas:
- Entrega do folder corporativo das 6 Metas de Segurança do Paciente para os usuários.
- Estímulo à participação ativa do paciente no processo de cuidado, incentivando-o a ser uma barreira de segurança.
Hospital da Mulher (HM)
No Hospital da Mulher, a estratégia foi preparar as equipes para a execução da 1ª Pesquisa de Cultura de Segurança, na qual os gestores do Seconci-SP e da Inova Saúde receberam treinamento. Para a aplicação do questionário, foi utilizado o aplicativo forms, elaborada uma campanha de divulgação entre os colaboradores do Hospital, utilizando QR Code para facilitar o acesso dos profissionais via celular, com acompanhamento semanal do número de participantes.
Foram registradas 382 respostas, que serão analisadas e apresentadas na primeira quinzena de junho, visando a implementação de ações que fortaleçam o desenvolvimento da Cultura de Segurança na instituição.
AME Caraguatatuba
A ação conduzida pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Caraguatatuba teve como foco central a participação dos trabalhadores da saúde na gestão da segurança. Foram implementadas rodas de conversa para conscientizar os colaboradores sobre a relevância de cada um na segurança do paciente.
Outras estratégias utilizadas:
- Criação de Times de Segurança pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)
- Inclusão do tema nas integrações de novos colaboradores
- Campanha de conscientização para a manutenção dos processos.
AME Barradas
No AME Barradas, a abordagem envolveu a sensibilização dos pacientes na Sala de Espera, utilizando banner educativo.
Outras estratégias utilizadas:
- Reforço da importância da participação ativa do paciente em todas as fases do atendimento.
- Criação de espaços para diálogos entre membros da equipe e usuários.
- Divulgação das 6 Metas de Segurança do Paciente nas áreas da Recepção.
AME Taubaté
O AME Taubaté focou exclusivamente na Meta 2: Comunicação Efetiva.
A metodologia utilizada foi o treinamento in loco, baseado no protocolo institucional, citando a importância de uma comunicação assertiva, técnicas como read back e o envolvimento dos familiares na segurança do paciente. O SBAR foi citado como uma ferramenta de transição do cuidado.
Ao todo, 52 colaboradores foram capacitados.
Outras estratégias utilizadas:
- Disseminação de cartazes nos murais.
- Apresentação continua do tema nas integrações de novos colaboradores.
AME São Vicente
No AME São Vicente, a “Comunicação e trabalho em equipe” foi o tema central abordado. Para isto, uma representação da jornada de um paciente submetido a cirurgia de catarata, demonstrando possíveis circunstâncias de riscos. Na dinâmica foram reforçadas as 6 Metas de Segurança do Paciente. Ao final, todos receberam brindes como reconhecimento pela participação.
AME Lorena
O AME Lorena realizou palestras sobre as 6 Metas de Segurança do Paciente, com atividades lúdicas com os colaboradores e pacientes.
AME Geraldo Bourroul
O AME Geraldo Bourroul realizou uma oficina de soft skills, com foco na “Comunicação Não Violenta” como parte do treinamento da Meta 2: Comunicação Efetiva. Foram capacitados 42 colaboradores.
Para a meta 3: Uso Seguro de Medicamentos, foi realizado um treinamento com ênfase na identificação precoce e notificação de Farmacovigilância e Tecnovigilância, sendo capacitados 36 colaboradores.
Superintendência de Atenção à Saúde (SAS)
Na SAS, a ação teve como objetivo instruir sobre a Meta 5, que trata da prevenção de infecções por meio da lavagem das mãos. Foi promovida uma dinâmica envolvendo os colaboradores das Unidades, com o propósito de orientá-los sobre o tema.
Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI) II
O SEDI II realizou um treinamento sobre Boas Práticas de Preenchimento de Documentos, com foco nas Metas de Segurança do Paciente diretamente relacionadas ao serviço de Radiologia, em conformidade com a RDC 36. As metas abordadas foram a Meta 1 (Identificar corretamente o paciente) e a
Meta 2 (Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde no processo de Radiologia).
Considerações finais:
Ao priorizar as 6 Metas de Segurança do Pacientes, promovemos a Cultura de Segurança, mitigamos o risco de incidentes e eventos adversos, e melhoramos a experiência do paciente, tornando nossos serviços mais confiáveis e seguros.