Pesquisar

Seconci-SP abre mais 70 vagas de residência médica em 13 especialidades

O Seconci-SP abriu neste ano 70 novas vagas de residência médica em 13 especialidades, nos hospitais da rede pública estadual, administrados pela entidade.

Denise Calderari de Carvalho, coordenadora corporativa dos programas do Iepac (Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana) do Seconci-SP, informa que os candidatos podem escolher fazer a residência em um dos seis hospitais sob gestão da entidade: Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), Hospital Regional de Cotia (HRC), Hospital Estadual Vila Alpina (Heva), Hospital Estadual de Sapopemba (Hesap), Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e Hospital da Mulher (HM).

São 13 especialidades médicas: clínica médica, anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, medicina intensiva pediátrica, neonatologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, radiologia e diagnóstico por imagem, urologia e mastologia.

Anualmente, esses hospitais mantêm 145 médicos residentes em processo de formação, orientados por profissionais de notório saber. De acordo com Denise, os programas têm duração de dois ou três anos, com exceção da neurocirurgia, de cinco anos, oferecida no CHS.

“Formamos em média 50 profissionais todos os anos. Para o Seconci-SP, que tem como princípio proporcionar um atendimento humanizado e de excelência aos seus pacientes, formar novos especialistas faz parte de nossa contribuição para a saúde e a qualidade de vida da população”.

Unidades de excelência

Os hospitais de Itapecerica da Serra, Cotia, Vila Alpina e Sapopemba detêm o selo de Acreditação, no nível 3, que é o de Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Os de Vila Alpina e Sapopemba também têm a certificação canadense Qmentum International Diamond Accreditation.

O Hospital da Mulher recentemente conquistou a Acreditação Plena da ONA (nível 2). Já o Conjunto Hospitalar de Sorocaba está em processo de certificação.

O Programa de Residência Médica do Seconci-SP existe desde 2008, quando se iniciou na especialidade de cirurgia geral, no Heva. Em 2014, os programas foram ampliados com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, que contribuiu com a expansão do projeto para os demais hospitais.

Os Programas de Residência Médica do Seconci-SP são credenciados no Ministério da Educação e utilizam o processo seletivo promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo/SUS-SP. A seleção acontecerá em fevereiro e as matrículas deverão ser feitas até 31 de março.

Compartilhe

Relacionados