Pesquisar

Como preservar a saúde bucal

“A saúde bucal é de suma importância para uma vida equilibrada”, destaca o dr. Emerson Ricardo Arraes, dentista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), por ocasião do Dia Nacional de Saúde Bucal, celebrado em 25 de outubro.

“É um fato que a saúde começa pela boca, como já ouvimos muitas vezes. Isto porque estudos com comprovação científica mostraram que a saúde bucal pode afetar diretamente a saúde geral do indivíduo. Por exemplo, pacientes portadores de doença periodontal (inflamação da gengiva) têm maior predisposição a doenças cardiovasculares”, afirma o dr. Emerson.

Para preservar a saúde bucal, o dentista enfatiza que uma rotina de higienização correta e constante deve fazer parte do dia a dia das pessoas, para proporcionar uma melhor qualidade de vida.

O dr. Emerson lista os principais itens desta rotina:

• Utilize uma pequena quantidade de creme dental.

• Realize pequenos movimentos circulares com a escova dental atingindo toda a superfície dentária, por trás e pela frente.

• Escove a língua com movimentos de vai e vem, e a superfície utilizada para a mastigação.

• Utilize fio dental ao menos uma vez ao dia para remoção de placa entre os dentes (local onde a escova não consegue alcançar), preferencialmente antes de dormir e antes da última escovação.

• Escove os dentes ao menos três vezes ao dia, após as refeições principais (café da manhã, almoço e janta).

• Evite alimentos doces e pegajosos (balas, chocolates e refrigerantes), dê preferência a alimentos fibrosos e com baixo teor de açúcar (frutas, carnes e sucos naturais).

• Troque a escova a cada três meses, para que ela não apresente perda de função.

• Visite regularmente o dentista para manter a saúde bucal sempre em dia, e os dentes e gengivas saudáveis.

“Além desses cuidados, para manter a saúde bucal é necessário adotar uma rotina de cuidados, como alimentação saudável, frequência nas escovações e no uso de fio dental. Consulte periodicamente o seu dentista para que seja feita a manutenção bucal sempre em dia, mantendo dentes, gengiva, língua e sorriso saudáveis”, recomenda o dr. Emerson.

Compartilhe

Relacionados