Pesquisar

Seconci-SP participa do lançamento do programa “Elas na Construção”

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) e com o apoio da Regional Sorocaba do Seconci-SP, do Sebrae Sorocaba, da Facens, do Sesi, do Senai, entre outras instituições, lançou em 22 de agosto o programa “Elas na Construção”, de capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade para trabalharem na construção civil.

A gerente da Regional Seconci-SP Sorocaba, Ester Gonçalves, apresentou os serviços da entidade e a pesquisa realizada com construtoras da cidade a respeito da mão de obra feminina nos canteiros de obras. “Existe um grande campo de trabalho para mulheres na construção civil e as pessoas capacitadas são as que têm mais chances de ingressar neste mercado. O Seconci-SP optou por fazer um treinamento da Norma Regulamentadora 18 – Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Civil, a fim de prepará-las para trabalhar com segurança nos canteiros de obras”, ressaltou.

Segundo a gerente, 72% das empresas que participaram da pesquisa afirmaram que gostariam de admitir mulheres no modelo de contrato CLT e entre as funções de maior destaque estão restauração e acabamento (16%), aplicação de cerâmica (13%), pintura (11%), elétrica e marcenaria (10%) e serralheria (5%).

A gerente da Regional Seconci-SP Campinas, Daiani Carlete Lamon, também participou do evento e falou sobre o sucesso da primeira turma de capacitação de mulheres naquele município. “Terminamos no ano passado a primeira turma. Nossa parceira foi a MRV e o curso foi voltado para o pós-obra. Além da MRV, outras construtoras também contrataram as mulheres que se formaram e agora estamos abrindo a segunda turma, pois esse curso é uma oportunidade para as mulheres ingressarem nesse mercado que está crescendo bastante”, destacou a gerente.

Banco de talentos

O encontro, realizado no Teatro Municipal “Teotônio Villela”, contou com a participação de cerca de 100 mulheres. O secretário de Relações Trabalho e Qualificação Profissional, Hudson Pessini e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Henrique Marcelo participaram da abertura do evento e destacaram a importância do mercado da construção civil e de preparar as mulheres para atuarem neste mercado.

“Essa iniciativa que prioriza a mulher é muito importante, pois elas ocupam hoje 48% do mercado de trabalho. Vamos criar um banco de talentos para alinhar os cursos que estamos oferecendo com as vagas que temos abertas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)”, explicou Pessini.

Segundo Marcelo, o crescimento do setor de construção civil acompanha o crescimento acelerado da cidade. “Hoje o sucesso da nossa cidade está ligado com importantes Parcerias Público Privadas que estão sendo realizadas, principalmente com instituições de renome como essa iniciativa que proporcionará uma excelente qualificação profissional a essas mulheres”, afirmou o secretário.

Trilha de Capacitação

Segundo a consultora do Sebrae Sorocaba, Priscila Budemberg, o projeto foi desenhado em formato de uma Trilha de Capacitação que começa em agosto e vai até novembro. “O principal objetivo do programa é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para atuarem na área da construção civil. Elas poderão ser absorvidas nas empresas como colaboradoras ou podem empreender abrindo uma microempresa. Nessa trilha, vamos entregar ferramentas e informações para que elas possam escolher o que elas querem fazer. Na primeira fase, elas vão participar do curso do Sebrae, o Programa 1000 Mulheres, que é uma capacitação de inteligência emocional. Na segunda fase, teremos os cursos técnicos de curto, médio e longo prazo. Esses cursos serão ministrados pelo Senai-SP, pelo Seconci-SP e outros parceiros que estão no programa. Na última fase, as participantes poderão decidir qual caminho vão trilhar no mercado”, explicou a consultora.

Já a professora Karina Leonetti, da Facens, apresentou razões para as mulheres amarem a construção civil. “Além de ser um mercado que não para de crescer em todo Brasil, registrando 17,7% de crescimento nos últimos dois anos, as mulheres respondem por um aumento de 120% de presença no setor, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Outro ponto a ser observado é o setor ser líder na criação de vagas formais, superando outras atividades da economia”, disse.


+ Leia também: Abertas as inscrições para a MegaSipat

As interessadas em participar do programa “Elas na Construção” devem realizar cadastro, por meio do link: https://abre.ai/elasnaconstrucao. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238-2503.

Compartilhe

Relacionados