Foram abertas em 19 de abril as inscrições para o 7º Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), maior premiação desta área na indústria da construção do país.
Realizado pelo Seconci-SP, em parceria com o SindusCon-SP, a sétima edição do prêmio foi lançada em workshop híbrido, com a participação de Maristela Honda, presidente do Seconci-SP e vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP, e de Haruo Ishikawa, membro do Conselho Deliberativo do Seconci-SP e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP.
O prazo para as inscrições se encerra em 19 de maio. Para participar, as empresas contribuintes ao Seconci-SP com obras no Estado de São Paulo devem ingressar no site do prêmio: https://premioseconci-sp.com.br . Informações e orientações: premio@premioseconci-sp.com.br ou (11) 3664-5904.
No workshop, Maristela destacou que o grande diferencial do prêmio é homenagear as empresas e os profissionais que fazem muito mais pelas pessoas, do que aquilo que as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho estabelecem.
“Quem cuida de seus colaboradores e de seus colegas de trabalho humaniza a relação e cria um ambiente favorável ao desenvolvimento do trabalhador e de sua família. Este é um diferencial fundamental para a formação de um vínculo entre a empresa e o trabalhador. A empresa eleva sua competitividade e o trabalhador ganha em qualidade de vida”, afirmou a presidente do Seconci-SP, destacando: “Quem cuida do próximo, torna o mundo melhor”.
Confira a galeria de fotos:
Protagonista em SST
Ishikawa lembrou que as reuniões para a redação da nova NR 18 – Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria da Construção – realizaram-se no Seconci-SP, tendo a entidade assumido protagonismo na Saúde e Segurança do Trabalho do setor.
Ele informou que os cases inscritos na premiação são codificados e levados à apreciação do júri composto por profissionais e entidades renomadas na área de SST.
O membro do Conselho Deliberativo também destacou a participação do Seconci-SP no lançamento da Canpat – Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes da Construção. E informou que o texto da norma técnica sobre redes de proteção coletiva, em elaboração na ABNT, está indo para a consulta pública.
Novidades da premiação
O Prêmio Seconci-SP se destina a reconhecer, homenagear e divulgar as melhores práticas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) nos canteiros de obras do Estado de São Paulo.
Fátima Cardoso, gerente de Comunicação do Seconci-SP, informou que novamente poderão concorrer entre si as construtoras, instaladoras, subcontratadas e subempreiteiras, nas sete regiões administrativas do Estado.
Nesta 7ª edição, haverá três novidades, como mostrou Fátima.
Além de homenagear a Personalidade do Ano e o Trabalhador Modelo, também será premiado o profissional do Sesmt (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) que mais se destacou.
Outra nova premiação instituída é para o profissional de Recursos Humanos que se projetou por uma gestão de excelência e de prevenção de acidentes e doenças laborais.
As empresas continuarão concorrendo em três categorias: Controle de Riscos no Canteiro; Controle da Saúde no Canteiro, e Gerenciamento Ambiental no Entorno da Obra.
Elas ainda poderão disputar em uma nova categoria criada para esta edição: as Melhores Práticas de Combate à Covid.
Os detalhes de cada categoria foram apresentados no workshop por José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional; Ricardo Marcon, engenheiro de Segurança do Trabalho; Alexandre Costa, gerente de Medicina Ocupacional, e Arinadja Correa, gerente de Recursos Humanos.
A entrega dos prêmios será feita em solenidade no dia 28 de novembro. O workshop contou com a participação, entre outros, de Milton Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, e de Valdizar Albuquerque, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo.
Leia a íntegra do discurso de Maristela
Confira o Workshop completo:
Veja os highlights do Workshop: